EMATER, SICREDI, SMSAS, DEMMA E PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO MACHADO REALIZARAM FINALIZAÇÃO DE UMA SÉRIE DE ENCONTROS HOJE EM LAJEADO SALTINHO.

Assunto: Notícias  |   Publicado em: 15/09/2023 às 10:12   |   Imprimir

Na manhã desta quinta-feira (14), na Comunidade de Lajeado Saltinho, aconteceu o 6º e último encontro em que abordou os seguintes assuntos: Como construir juntos uma sociedade mais próspera; Fontes de energia e armazenamento de água; legislação e autorização para corte de árvores (lenha e benfeitorias para uso na propriedade). Esta ação foi uma parceria entre Emater, Sicredi e Secretaria de Saúde, Assistência Social, departamento de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal. Ao total foram 10 comunidades atendidas ao longo dos meses.
A Assistente Social – Fernanda Morari, realizou a abertura dos trabalhos saudando moradores de Lajeado Saltinho e Lajeado Corredeira, iniciando uma fala relacionada ao momento em que vivemos, relacionamentos entre as comunidades e as pessoas, como manter uma saúde saudável e o equilíbrio emocional para se viver melhor, a importância de parar e refletir sobre problemas, e soluções, os contratempos da vida, os desafios da era moderna e da tecnologia e a importância de confraternizar bons momentos com as pessoas.
Em seguida, o Gerente do Sicredi RS/ES de Novo Machado – Sr. Jonas Zalamena, trouxe para o evento assuntos relacionados a Cooperativa, entre os tais destacou sobre quem ela é, saúde financeira, de como se realiza um trabalho em prol dos seus associados, também apresentou um vídeo sobre os 110 anos de atuação e os resultados desta cooperativa no ano 2022.
Em meio a fala do Gerente, o Colaborador e Assistente de Negócios do Sicredi – Cleiton R. Dallenogare foi convidado a explanar sobre soluções financeiras, proteção de vida (Seguro de Vida), seguro residencial, linhas de crédito, Programa Juntos, resultados que retornam para o bolso do associado e região entre outros.
Na sequência, a assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, agrônomo Marco André Junges, abordou tópicos importantes sobre energias renováveis e tipos de energias. O mesmo ainda debateu sobre cisterna para armazenagem de água da chuva.
A programação também contou com a participação do Sr. Junior A. Freddi, Fiscal Ambiental do DEMMA – Departamento Municipal de Meio Ambiente para falar sobre podas e manejo florestal nas propriedades rurais, podas de formação e frutificação, exploração florestal de árvores nas propriedades rurais, permissão das leis.
Ao encerramento da palestra, a Extensionista da Emater, Giselda Botton da Costa, apresentou e passou a palavra para a Gerente Adjunta da Emater – Sra. Ivânia Bernadete Polaczinski e na sequência a Extensionista realizou relatos sobre o Programa Sentinela.
A última participação da manhã foi a Diretor de Assistência Social – Jaime R. Porto, o qual agradeceu a presença do Secretário de Saúde – Fabrizio Gazzola, dos demais palestrantes, público presente, e falou sobre algumas ações sociais do município, inclusive as novas parcerias que o município tem buscado para criação de novas fontes de renda no meio rural.
As considerações finais ficaram por conta da Assistente Social Fernanda Morari e na sequência foi servido um almoço de confraternização gratuito apoiado pelas ações do Sicredi.