INFORMAÇÕES COVID-19

• Publicado em: 29/03/2022 às 14:02   |   Imprimir

Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da saúde na data de 30 de janeiro do ano corrente, por doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus (COVID-19), conforme casos detectados na China e considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal da Saúde de Novo Machado formaliza  o  Plano  de  Contingência  Municipal,  o  qual  está  em  consonância com o Plano de Contingência Nacional e Estadual para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo). Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

Deste modo, seguimos a recomendação do Ministério da Saúde. Toda medida deve ser proporcional e restrita aos riscos.

Leia nos Anexos: PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA para Infecção Humana COVID-19

A equipe NAAB, juntamente com as unidades de serviço da Saúde de Novo Machado vem através desta mensagem trazer informações a comunidade sobre esse momento de pandemia.
O novo corona vírus se espalhou e nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Seguir a recomendação de ficar em casa é fundamental para conter o avanço do covid-19. Mas como manter a saúde mental em tempos assim?
Diante do isolamento e do bombardeio de notícias sobre o que fazer, atualização de números de casos e mortes causadas pela pandemia, precisamos lembrar de cuidar das nossas emoções.
Não podemos ficar reféns das notícias que chegam, mas é necessário filtrar.
Lidar com as emoções e limitar o tempo de exposição às notícias sobre o assunto estão entre as recomendações.
Estabeleça uma rotina.
Mantenha o contato social, mesmo à distância.
Lembre-se do autocuidado.
Faça o que você gosta, escolha músicas, livros, séries, filmes... Separe um tempo para meditar, relaxar, cozinhar algo especial.
Por fim, como o prazo de isolamento ainda é incerto, se não estiver conseguindo lidar com suas emoções, procure os profissionais da área da Saúde que estão sempre à disposição para tirar dúvidas e amenizar angústias. O contato da UBS da Sede é 3544 1010; de Vila Pratos é 3544 1022 e do CRAS é através do 3544 1122.