Novo Machado Participa Do Festival De Pratos Da Soja Da Fenasoja 2018

Assunto: Notícias  |   Publicado em: 08/05/2018 às 16:06   |   Imprimir

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Machado a Emater de nosso município participou do festival de Pratos de Soja, realizado na última quarta-feira (02/05), no Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, na Feira Nacional da Soja de Santa Rosa (Fenasoja 2018). O evento reuniu lideranças, extensionistas e assistidos da Emater/RS-Ascar de 36 municípios da Fronteira Noroeste e Missões.

O Festival promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Coopermil e das Prefeituras dos municípios participantes, já é um marco da Fenasoja, em um contexto de estímulo ao uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana. O evento, coordenado pela Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, reuniu 72 pratos doces e salgados que revelam a cultura diversificada dos povos que colonizaram a região.

Os objetivos do Festival Regional de Pratos de Soja é valorizar a soja produzida pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo de soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica, principalmente contra o uso abusivo e indiscriminado dos biocidas; mobilizar a região para o Festival, estimulando a criatividade e valorizando as receitas preparadas diariamente pelas agricultoras; unir a cultura da soja com as características e a história dos municípios da região; ser um atrativo e referencial da Fenasoja, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater da região; disponibilizar ao público as receitas desenvolvidas pelas participantes do Festival.

O munícipio de Novo Machado foi representado pela sra.ª Sônia de Souza, com o prato de Empadão de Resíduos e Maionese de Soja, e pela sr.ª Edla kunh, com o prato; Bolo com Recheio de Goiabada.