Cavalgada em Vila Pratos prestigia o Dia Do Gaúcho.

• Comemoração do Dia do Gaúcho.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 21/09/2021 às 15:04   |   Imprimir

Neste domingo, dia 20 de setembro, se comemorou o Dia do Gaúcho. Em comemoração à data, uma cavalgada foi realizada no Distrito de Vila Pratos. O ponto de saída foi na Rótula das Cinco Estradas.

A cavalgada seguiu até a Pista de Rodeio na Praça Hermes Boeira e contou com a participação de integrantes do Piquete Fronteira Gaúcha de Vila Pratos, Piquete Chama Costeira de Três Pedras, e também de outros grupos que seguem a tradição. Além disso, uma Cerimônia Crioula foi realizada na Praça, para agradecimento e também para celebrar a data.

Participaram da Cerimônia o Prefeito de Novo Machado, Sr. Antônio L. Savela, Sr. Vice-Prefeito Zezinho, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sr. José P. Martins. Após a execução do Hino Riograndense, os cavalarianos realizaram a entrega das Bandeiras do Brasil, Rio Grande Do Sul e Novo Machado para os representantes do Executivo e Legislativo Municipal.

Finalizados os discursos das autoridades, a jovem Isabeli Chaves participante da Cavalgada, declamou uma poesia intitulada “QUANDO MORRE UM CAVALO”.

Ao encerrar o Cerimonial os participantes da Cavalgada e público, foram recepcionados nas dependências da Praça, onde se realizou uma confraternização coletiva a base do cardápio culinário gaúcho, churrasco, roda de chimarrão, música gaucha entre outros.

Na competição da prova campeira, jovens adultos, peões e prendas montados em seus cavalos encantaram o público presente com excelentes armadas de tiro de laço. Os tradicionalistas informaram que em-breve será planejado um Rodeio Crioulo, já Administração Municipal quer incentivar ainda mais a Cultura Gaúcha, promovendo novos encontros entre elas uma nova Cavalgada no município registrada como Tradicional no Calendário de Eventos, mas que ainda segue as restrições da Covid-19, a qual ainda não permite que aconteçam grandes aglomerações ao nível estadual.