Fruticultura foi tema debatido em reunião do gabinete.

• Nos últimos meses, a Administração Pública tem realizado diversas reuniões para debater o tema “fruticultura”.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 29/05/2023 às 13:30   |   Imprimir

O Prefeito Antônio L. Savela; Vice-prefeito Valdeci N. Dallenogare; Secretário de Agricultura Felipe M. Anderle; Diretor de Assistência Social; Jaime R. Porto e o Empresário Odir Sanagiotto, estiveram em Reunião no Gabinete Municipal com o Sr. André Rocha De Camargo — Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, Sr. Gilmar Francisco Vione — Engenheiro Agrônomo da Emater Regional e a Sra. Giselda Botton da Costa — Extensionista da Emater/RS-Ascar de Novo Machado.
Nos últimos meses, a Administração Pública tem realizado diversas reuniões para debater o tema “fruticultura”, a qual pertence ao ramo da agricultura que vista produzir economicamente e racionalmente frutos, em geral, com o intuito de comercializar os mesmos.
Para a equipe do atual Governo Municipal, este projeto além valorizar a riqueza vegetal e cultural do país, apoia-se nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), preservando a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional.
Segundo o Prefeito Antônio L. Savela, busca-se neste momento conhecer a realidade de outros municípios, a produção da região, implantar o projeto e é claro o estímulo que é fundamental para alavancar a produção.
“Nós precisamos elaborar um projeto bem estruturado, buscar atuar até mesmo com o SEBRAE e SENAC, os quais já tem algumas parcerias aqui no município. Promover as agroindústrias para seu desenvolvimento, para que possamos gerar mais empregos, pois, se sabe que lá atrás o município fez tentativas e fracassou na fruticultura, por isso um projeto se começa com pesquisas exige muito trabalho, persistência e paciência”, disse o Prefeito.
A Sra. Giselda Botton da Costa — Extensionista da Emater/RS-Ascar na oportunidade relatou sobre o novo projeto que está sendo desenvolvido pela equipe da Emater levando informações até ao homem do campo sobre energia, aproveitamento da água da chuva, o qual também está sendo em Parceria com o Sicredi.
O Sr. André Rocha De Camargo — Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Porto Vera Cruz, foi direto ao ponto A FRITICULTURA. O mesmo relatou sobre como funcionam algumas parcerias, a realidade dos projetos que já trabalhou, valores de produção, entre os tais ele citou a uva e a laranja. “Relato aqui a importância de alguns projetos que me baseio na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, e que tem a sua atuação voltada para as cadeias de produtos agropecuários, sejam elas de abrangência nacional ou regional”, destacou o Engenheiro.
Ele ainda entrou em assuntos detalhados sobre a produção de Citrus que é um género de plantas da família Rutaceae, ordem Sapindales, originárias do sudeste tropical e subtropical da Ásia. Colocou em pauta o Pêssego, a experiência de durabilidade da fruta, o custo de frete, entre outros até sobre a planta que dá menos mãos de obra sendo ela a Oliveira.
Gilmar Francisco Vione — Engenheiro Agrônomo da Emater Regional, prosseguiu frisando a importância do diálogo com a comunidade, o cuidado que se deve ter com alguns palpites, venda de mercado, irrigação, fungicidas. “Observo que o caminho de produção da nossa região é gigante, nele cito a melancia, frutas de verão, o que coloca a região beira de rio para ser atuante já que aqui se tem uma rota turística”, comenta.
Ao debater sobre o assunto, falou-se sobre mecanismos, onde a laranja pode ter mandioca no meio, já que a região possui solo produtivo, e isto pode levar os produtores a conhecer outras culturas e investimentos.
Os engenheiros foram muito realistas quando chegaram no assunto “Mandioca”, pois, afinal de contas este alimento na atualidade vem abastecer mercados no RS e é produzido no Paraná, sendo que aqui temos um microclima que passou nos testes de plantios, e que também torna possível a produção de Bananas, agro florestas com árvores de frutas nativas, espécies exóticas, oriundas das vantagens corporativas do clima e que dão visibilidade ao produto. Lembrando que até a própria bergamota comum rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto, está ficando escassa no campo, que dirá na cidade!
Para o vice-prefeito Zezinho, têm que haver no projeto, oportunidades para financiamentos de dívidas, gerenciamento do que produz. “O mercado está aqui, não na longevidade, temos que ter quem produz e quem vai comprar e comercializar, cito aqui o próprio Odir presente nesta reunião, empresário, um dos grandes interessados em produzir ainda mais no município, atualmente investe na produção de figo, o mesmo vai parar na mesa, na conserva, vira chimia e se Deus quiser em breve teremos um número maior de pessoas sobrevivendo dos frutos da sua terra”. As considerações finais ficaram por conta do Vice-prefeito que ao encerrar a reunião lhe avaliou como um momento valioso em estar debatendo projetos importantes que irão beneficiar a comunidade.