Educação e Saúde trabalharam o tema BULLYING com alunos da EMEF Marechal Hermes.

Na tarde do dia 01 de junho – quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS e SMEC, realizou uma palestra na Escola Marechal Hermes de Esquina Boa Vista, nela trabalhou-se o tópico BULLYING com os alunos do 1.º ao 5.º ano.
A atividade foi conduzida pela Psicóloga do CRAS — Barbel Krapp, tendo em vista a preocupação com bullying e de como ele cresce no país, e pesquisas inclusive indicam que o combate tem sido insuficiente. Segundo o levantamento do Observatório Febraban — Pesquisa Febraban Ipespe “Bullying e Cancelamento: Impacto na vida dos brasileiros”, 79% dos entrevistados pensam que os casos de bullying cresceram muito no Brasil.
A impressão sobe para 85% em relação a essas práticas através de redes sociais, celulares, plataformas de mensagens e jogos. Ou seja, a apreensão por parte dos docentes em relação a este assunto, uma vez que o índice de bullying dentro das escolas é muito elevado, é muito compreensível e inclusive necessária.
“Precisamos com urgência voltar o nosso olhar para este assunto com mais seriedade. Os sintomas decorrentes do bullying nas vítimas pode ser devastador. A ansiedade, depressão, automutilação, ideação suicida, fracassos escolares podem estar atrelados ao bullying”, destaca a Psicóloga.
“Hoje existem várias campanhas que trabalham o tema de forma profilática, Bullying Não é Brincadeira, Bullying Delete essa Ideia… enfim, todos preocupados na conscientização deste assunto. Bullying é crime (Lei n.º 13 185), mas não adianta termos lei sem aplicabilidade. Precisamos que as escolas, famílias, sociedade como um todo incorporem essa ideia. A mudança tem que ser no cotidiano, no dia a dia”, diz Barbel.
“É dentro da família que recebemos os primeiros valores. É dentro da família que a criança apreende a ser ou não preconceituosa, racista, empática… Precisamos, cada um fazendo a sua parte, combater este mal chamado BULLYING”, pontua.