8ª atividade do Projeto DESPERTAR.

No dia 17 de agosto de 2022 aconteceu a 8ª atividade do Projeto DESPERTAR em Novo Machado.
Nesta manhã, a turma foi conduzida até a propriedade rural da integrante Lori Hess, situada na localidade de Esquina Machadinho. Na oportunidade o grupo pode visualizar a forma de organização familiar, estratégias de produtividade e empreendedorismo adotado pelos anfitriões.
Em uma pequena fração de terra, a família cultiva frutas, verduras, legumes, temperos, chás, produz melado, vassoura etc. Toda a produção é comercializada.
Dona Lori tem atitude de liderança junto à comunidade local. Abre as portas da sua casa para sediar vários cursos de Promoção Social, contribui ativamente junto as atividades da comunidade religiosa e recentemente se desafiou a tirar a carteira de motorista para locomover-se com maior autonomia.
Neste dia, a equipe organizadora contou com o reforço dos técnicos da ASCAR/EMATER: Senhora Vanessa Goatto, Pedagoga ATR da Área Social e Sr. Rubens Tesch, Engenheiro Agrônomo Supervisor.
Ao retornar as dependências ao prédio sede do evento, Sr. Ruben Tesch realizou uma explanação sobre Produção Orgânica de Hortaliças, trouxe proposta de receitas caseiras para combater fungos e pragas, e esclareceu as dúvidas levantadas pelas agricultoras.
Ao meio-dia, foi compartilhado um requintado café colonial composto por produtos preparados pelas próprias integrantes. Neste momento de confraternização, esteve presente os grandes apoiadores Jonas Zalamena e Jéssica Anholeto representando a SICREDI UNIÃO.
A tarde seguiu em clima saudoso pelas integrantes que já planejam os últimos encontros e o momento da formatura. Houve muita música, cantorias, dinâmicas e a linda interpretação musical realizada pela Senhora Edela Kun
Ao findar das atividades, muitas participantes se pronunciaram com entusiasmo, exaltando a experiência de desvendar as potencialidades do meio rural, ao tempo em que agradeceram a calorosa recepção da Senhora Lori Hess.