NOVO MACHADO IRÁ DECRETAR SITUAÇÃO DE CALAMIDADE ATÉ NO FINAL DA TARDE DE HOJE DEVIDO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/10/2023 às 11:31   |   Imprimir

Em reunião na manhã da terça-feira (18), o prefeito de Novo Machado, Antônio L. Savela, vice-prefeito, subprefeito, e secretários de governo, criaram um comitê de crise para definição das principais ações a serem tomadas frente aos estragos causados pelo temporal na noite de segunda-feira (16).
      O Município de Novo Machado também deve decretar situação de emergência ainda hoje (19) em virtude dos estragos observados em todos os quadrantes do Município. “O decreto é de extrema importância para subsidiar a ordem que expedimos ainda terça-feira, no sentido de cancelar as aulas nas escolas públicas municipais, e recomendamos que as estaduais adotassem o mesmo comportamento. Existe o perigo de muitas árvores, postes e rede de energia caídos por qualquer lugar”, pontes foram embora com as chuvas, enchentes em todos os rios que cortam o município e no Rio Uruguai também.
      O prefeito também justificou que a situação de emergência se faz necessária diante aos diversos prejuízos observados devido aos fortes ventos e chuva registrados na cidade e no interior. Remoção de árvores caídas, falta de luz, casas destelhadas e danos em residências e patrimônios das pessoas, estão entre os danos enfrentados por equipes da Prefeitura.
      Ao longo do dia serão informados novos boletins com balanços de ações e atualização de danos constatados durante os trabalhos, na suinocultura, fumicultura, leite e corte (Pastagens), milho, trigo, painço, hortifrúti, entre outros. “O decreto de emergência do Município de Novo Machado vai auxiliar as compras emergenciais de materiais para necessidades básicas imediatas, como, por exemplo, equipamentos, telhas, lonas e alimentos”, acrescenta o prefeito. “Todas as equipes saíram para as ruas para ter contato e ajudar as pessoas. O que mais interessa nesse momento é estar à disposição da comunidade”, finaliza.