Novo Machado irá decretar situação de emergência devido à estiagem.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 18/01/2022 às 16:58   |   Imprimir

O Prefeito em Exercício Valdeci N. Dallenogare, esteve reunido no Gabinete Municipal com o Secretário da Agricultura — Tiago Jaster, Sr. Albertino Pacheco — Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais — Tucunduva e Novo Machado, extensionista da Emater/RS-Ascar — Sr.ª Giselda Botton da Costa e a Assistente Social de Novo Machado — Sr.ª Meri Prediger Buchholz. A reunião foi para discutir a questão da estiagem que vem preocupando toda região.

As previsões meteorológicas não indicam chuvas expressivas para as próximas semanas o que abre um alerta vermelho em relação ao abastecimento de água potável nas redes da cidade e interior do município, bem como para o consumo animal que em várias propriedades já está comprometido.

O Prefeito em exercício solicitou um levantamento real da situação atual e monitoramento diário, centralizando as informações na Secretaria da Agricultura para tomar as providências necessárias para minimizar os impactos da situação. Solicitou ainda empenho de toda equipe e servidores para evitar desperdícios, no monitoramento nos logradouros públicos e conscientização da população, em geral, da necessidade de um esforço conjunto para evitarmos qualquer desperdício para não precisar fracionar o fornecimento de água potável a população.

A ausência de chuvas vem causando dificuldades no Rio Grande do Sul nos últimos meses. O verão está sendo caracterizado pelo fenômeno, La Niña, que resulta em pouca chuva e temperaturas muito acima da média.

Segundo o Secretário da Agricultura Tiago Jaster, vai ser publicado um Decreto que declara situação de emergência no município de Novo Machado devido à estiagem. De acordo com o Secretário, o decreto de emergência possibilita ao município solicitar o apoio do governo do Estado no atendimento às famílias atingidas da zona rural.

Novo Machado deverá estar entre as cidades que manifestaram interesse nas ações do programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural”, do governo do Estado, que irá contemplar investimentos na área da agricultura e auxiliar os municípios que decretaram situação de emergência.