Prefeitura Presta Serviços Na Abertura e Limpezas De Bebedouros

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 04/04/2018 às 14:48   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria da Agricultura, tem trabalhado incansavelmente em algumas regiões do município na abertura de novos bebedouros de água para o gado em propriedades da zona rural do município. O objetivo do trabalho é levar água para os produtores rurais que foram mais atingidos pela estiagem na região e garantir que o gado tenha água para sobreviver. Segundo o secretário de Agricultura, Tiago Jaster, as máquinas estão trabalhando nos canais de potreiros e pastagens para retirar a vegetação que impede a passagem da água e a lama no fundo do canal, amenizando nas propriedades os efeitos da falta de chuva no último mês.
“A limpeza dos canais e dos bebedouros é um trabalho integrado. Com a limpeza dos bebedouros, é possível favorecer o surgimento de água nova para os animais. Em alguns casos, o surgimento de água não acontece pelo rebaixamento do lençol freático devido o índice pluviométrico abaixo do esperado”, esclarece.
A maior parte do interior do município, onde estão situados os chamados “potreiros” são áreas totalmente de "solos pedregosos" além disso, quando o cascalho é muito grande e está próximo da superfície do solo, ele pode impedir o desenvolvimento adequado de raízes, desfavorecendo o desenvolvimento das pastagens e dificultando a vazão de água que abastecem os bebedouros dessas propriedades.

No mês der março a prefeitura chegou a fazer a limpeza de bebedouros e aberturas de novos, oferecendo esse serviço para mais de 10 propriedades ao dia, como foi um mês de pouca chuva, o próprio vento resseca o solo e desidrata as plantas, dificultando os novos plantios porque não é possível preparar o solo. As plantas começam a perder umidade para o ambiente e buscam água no subsolo. Não tendo este abastecimento hídrico pelo solo, ela acaba morrendo, assim como também acaba desestruturando a áreas destinadas a criação de gado- Finaliza o Secretário Da Agricultura.