Reunião Do IBGE

• Reunião Da Comissão Municipal De Estatísticas Agropecuárias (COMEA)

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/12/2017 às 23:07   |   Imprimir

Aconteceu na manhã da última sexta-feira 1.ª de dezembro, no auditório da câmara municipal de vereadores mais uma reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (COMEA), onde são analisados os indicadores de desenvolvimento e produtividade das culturas. Também por ocasião da realização do Censo Agropecuário, acorreu a segunda reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), onde os responsáveis pela Agência de Santa Rosa, Tiago Bieger e Ivon Schaedler, apresentaram os dados reais do andamento da coleta de dados do Censo 2017.

A grande novidade será a mudança de conceito e metodologia da coleta de dados das propriedades rurais, pois, atualmente será considerado empreendimento rural a residência em que a renda agrícola ultrapasse 50% da renda total, o que exclui grande parte das residências onde vive um casal de aposentados ou com membro que exerça trabalho remunerado, por exemplo. Também nesta edição somente será coletado o ponto de GPS na residência do agricultor, diferentemente de outros anos em que se, a sede estava distante 100 metros de via pública havia também a coleta de um ponto de GPS na entrada da propriedade.

Dessa maneira, os funcionários do IBGE pedem a compreensão dos agricultores, que mesmo envolvidos nas suas atividades, dediquem cerca de 45 a 50 minutos para fornecerem as informações aos recenseadores, que estão devidamente identificados, pois, essas informações serão úteis na definição de políticas públicas e, até mesmo para destinação do orçamento público.