1º Seminário da Agricultura Familiar

• Prefeitura Municipal em conjunto com parcerias realizou o 1º Seminário da Agricultura Familiar em Novo Machado

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/08/2017 às 14:34   |   Imprimir

No dia 16 de agosto, a Secretaria da Agricultura  em conjunto com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi União, Comtul e Coopermil, realizaram o 1º Seminário Da Agricultura Familiar De Novo Machado, com o  tema “Que Futuro queremos deixar para os nossos filhos?”. O evento contou com a presença de Airton Beutinger, coordenador Regional da Agricultura, e de  Ancila Altmann, Supervisora  Microrregional da EMATER. O Pr. Da Igreja Evangélica Luterana Congregacional de Vila Pratos, Paulo Celso da Silva, fez a abertura do evento e passou uma mensagem sobre a importância da família. O Engenheiro agrônomo da FETAG-RS,  Josemar Ravaioli, se fez presente no evento e falou sobre  formas alternativas de geração de renda na agricultura familiar. Os extensionistas do escritório local da EMATER,  Giselda Botom da Costa e  Silvio Szeracki apresentaram alguns dados da produção no município de Novo Machado e abordaram o tema ”Meio rural, lugar bom de Viver”.

Ao meio dia foi servido um  carreteiro de tacho, organizado pelos funcionários da Prefeitura Municipal e colaboradores, a todos os participantes do evento, que continuou à tarde com o painel de  Ernesto Ivo de Lima, Coordenador de Programas SDR, que falou sobre os programas que o governo oferece para beneficiar o Agricultor Familiar. A gerente da agência local da Sicredi,  Anelise Fronza,  esclareceu dúvidas em relação ao Plano Safra e outros programas oferecidos pela Sicredi. Os organizadores do Seminário também realizaram atividades de integração, onde os agricultores presentes se reuniram em grupos e responderam a questões como:Qual a importância do idoso na propriedade; Qual a inserção das mulheres e das crianças na propriedade; Como manter o jovem na propriedade e qual o papel de cada  Agricultor (a) dentro desse processo. Estes assuntos voltarão a ser abordados nos próximos seminários.

O evento deste ano  terá continuidade em 2018, com outros assuntos de interesse da população. É um trabalho que está começando no município, atingindo um público de cerca de 110 pessoas.