Prefeitura de Novo Machado Decretou Situação de Emergência Devido à Seca.

A Prefeitura de Novo Machado decretou “situação de emergência” em função da forte estiagem. A seca que se arrasa sobre o município já está resultando em perdas significativas no setor agropecuário.

O decreto foi assinado pelo prefeito em Exercício, Valdeci N. Dallenogare, na última sexta-feira (21/01/2022). Para tomar a decisão, o prefeito considerou um laudo técnico apresentado em reunião no gabinete, com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Emater e Assistência Social. A falta de chuvas tem causado inúmeros prejuízos aos agricultores, que amargam pesadas dívidas financeiras.

“O abastecimento de água ao consumo humano, já atinge um número elevado de famílias e também para consumo animal em propriedades, se não chover nos próximos dias, a estimativa é de que esses números sejam ainda mais alarmantes. Nossos riachos estão sumindo, nosso setor rural no interior de Novo Machado teve muitas perdas, principalmente no milho e soja, mas que também reflete em outras áreas como a produção leiteira”, lamenta o prefeito.

A administração solicita à população para que economize água, preservação de fontes e bebedouros, especialmente os que foram abertos pela equipe da prefeitura. “Precisamos nos antecipar, com medidas preventivas e não emergenciais”, quando essa seca passar devemos nos conscientizar de plantarmos mais arvores nativas para preservação das margens das fontes de água. Essa medida se dará para evitar crises hídricas, como tem ocorrido há décadas.

O Prefeito salienta que a equipe está trabalhando incansavelmente para atenuar a falta de água. “A Administração Municipal não mede esforços no dia a dia para, ao menos, amenizar a situação que se agrava a cada dia que não chove”.

Este Decreto de Emergência fica em vigor por 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da última sexta-feira. Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em resposta ao problema e na reabilitação do cenário, sob a coordenação da Defesa Civil.