Grupo Progresso de Esquina Barra — Funda retoma atividades.

O Grupo Progresso de Esquina Barra — Funda, é um projeto para atender a população idosa, e que através de sua equipe de trabalho gerida pela Assistência Social, busca ampliar e aprofundar a compreensão das condições de existência desta população, reconhecendo suas potencialidades, criando  oportunidades, com vistas à construção da autonomia, bem como da cultura da cidadania enquanto experiência concreta.

E após quase dois anos de paralisação das atividades, devido à Pandemia de Covid-19, os encontros foram retomados na última sexta-feira (08/10), com a presença de vários integrantes do Grupo.

“Fizemos uma pesquisa junto aos idosos e seus familiares quanto a retomada dos encontros, onde a Diretoria do Clube Arco-íris concordou com a volta por isso retornamos, mas sempre com segurança, distanciamento social, uso contínuo de álcool em gel, e especialmente o uso obrigatório de máscara. Gradualmente vamos retomando com as nossas atividades e o novo normal”, comenta a Diretora de Assistência Social, Daniele Reinke.

Durante o retorno leu-se a ata do último encontro realizado pelo Grupo, fez-se um momento de oração e um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19. Na oportunidade também se falou sobre os cuidados que ainda precisam acontecer quanto a pandemia, como deve ser a prevenção aos idosos e a importância de todos estarem vacinados, inclusive com a dose de reforço.

“Retomamos as atividades do Clube e seus respectivos Grupos, porque seus participantes já foram vacinados com a 1.ª e 2.ª dose da vacina, e agora iniciam a dose de reforço. Queremos que todos estejam seguros com a volta, e podem ter certeza que a partir do próximo ano vamos retornando com os bailes, passeios e todas as atividades que já aconteciam e o que pedi a todos os profissionais é que possamos fazer ainda melhor em prol de nossos idosos”, revela o prefeito de Novo Machado, Antônio L. Savela.

O evento ainda contou com a presença do Grupo Musical da Casa, que apresentou diversas músicas aos presentes. A Diretoria também conversou com os idosos sobre a nova diretoria do grupo, candidatas a soberanas, assinatura do jornal para 2022, entre outros.

O idoso saudável, é benquisto por seus familiares e pela sociedade em geral. Enquanto suas funções psíquicas estão mantidas, ele interage em seu ambiente para ser respeitado e valorizado pelos seus pares.

Vale salientar que diversas autoridades municipais se fizeram presentes ao evento de retomada, entre elas o prefeito, Antônio L. Savela, Primeira Dama Silvana Amaral, Vice-prefeito, Zezinho, Vereador Mauri De Almeida.

Amanhã, terça-feira (14/10), o Grupo Renascer de Vila Pratos retomará as suas atividades e na quinta-feira (28/10), o Grupo Alegria de Viver da Sede.