Prefeitura de Novo Machado apresenta superavit histórico de R$ 4.440.722,67 (quatro milhões e quatrocentos e quarenta mil e setecentos e vinte e dois reais e sessenta e sete centavos).

Assunto: Finanças  |   Publicado em: 17/01/2022 às 13:59   |   Imprimir

Apesar dos impactos da crise sanitária causada pelo coronavírus, na contramão da realidade de muitas Prefeituras Brasileiras, que vivem uma dramática crise financeira, a Prefeitura de Novo Machado virou o ano com um superavit de R$ 4.440.722,67 (quatro milhões e quatrocentos e quarenta mil e setecentos e vinte e dois reais e sessenta e sete centavos). O número tem sido alardeado com orgulho pela Administração Municipal e Finanças.

De acordo com o Secretário municipal da Fazenda Neucir Fiebke, na prática, esse valor significa que, R$ 3.085.823,17 (três milhões e oitenta e cinco mil e oitocentos e vinte e três reais e dezessete centavos), é Superavit do Recurso Livre, o restante do montante são recursos do Leilão, Saúde, Assistência Social, Educação. A prefeitura está com seus compromissos todos em dia, e o Executivo terá em caixa todo esse montante para investir no município naquilo que for necessário e que traga benefícios a comunidade.

Novo Machado demonstra um superavit primário positivo e histórico, que é resultado de todas as receitas e despesas da gestão. Neucir enfatizou que esse resultado positivo é importantíssimo, pois, potencializa o município para novos investimentos, pagamentos de dívidas, além de oferecer condições favoráveis para investimentos em situações emergenciais como a crise de saúde que estamos vivenciando, causada pelo coronavírus. Vale ressaltar a concessão do aumento dos servidores municipais.

O Prefeito Savela e Vice Zezinho falaram da importância de toda a equipe estar alinhada e bem planejada, fazendo uma gestão financeira compatível, e, adiantou que a equipe já trabalha preparada para enfrentar os próximos meses. “Temos que ter espírito público para enfrentar as adversidades futuras”, disse Savela.

"Até agora, todos os recursos que recebemos estão sendo investidos em desenvolvimento de ações que possam transformar a vida das pessoas para melhor. Esse é o maior compromisso e patrimônio da Gestão Municipal", destacou o Vice-Prefeito Zezinho.

Sobre as próximas metas fiscais, apesar de o município estar em situação positiva agora e com aumento de disponibilidade financeira de caixa, é importante dizer que a gestão vai continuar trabalhando sobre alerta e prudência nos gastos públicos, alertou o secretário de finanças, concluindo que "é preciso muito equilíbrio e controle para reduzir ao máximo os efeitos de queda de receita, para não comprometer os investimentos que o Prefeito Savela deseja realizar e não comprometer fontes de renda importantes que movimentam a economia do município".
Para o Secretário da Administração, Rodrigo F. Littmann, é de suma, a responsabilidade no trato das Finanças do Município que é marca desta gestão, não só zelando pela saúde fiscal, mas, principalmente, criando as bases estruturais para o avanço dos investimentos públicos nas próximas décadas.
“Em relação ao nível de investimentos, cabe destacar que o Município vem conseguindo ampliar os investimentos na Cidade, tendo conseguido nos últimos anos, atingir o maior nível de investimentos”, finaliza.