Novo Machado realizou a II Conferência Municipal de Educação e a I Conferência Para Avaliação do Plano Municipal de Educação – 2015–2024

Assunto: Educação  |   Publicado em: 24/10/2019 às 11:06   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Conselho Municipal de Educação e FUNDEB, realizou na manhã desta quarta – feira, 23 de outubro, no Centro Cultural, a II Conferência Municipal de Educação e a I Conferência Para Avaliação do Plano Municipal de Educação – 2015–2024.

Compuseram a mesa oficial: Antônio Luiz Savela – Prefeito Municipal; Valdeci Natalino Dallenogare – Vice-prefeito; Nelcinda Spielmann – Presidente do Legislativo Municipal; Gicieli Raquel Neujorks De Almeida – Presidente do Conselho Municipal de Educação; Beatriz Sipert – Presidente do FUNDEB; Alessandra Stumm – EMEI Espaço da Criança; Geisa Rauch – EMEF Marechal Hermes; Mirian Maria Klocko – EEEF Ernesto Dornelles, Arcindo Matschinski – EEEF Gonçalves Dias, Luis Carlos Clauss-EEEM Professor Antônio Barella.

Após a execução do Hino Nacional, houve uma apresentação dos alunos da 4.ª e 5.ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Hermes de Esquina Boa Vista, para apresentação das seguintes coreografias: No Rastro da Lua Cheia, de Almir Sater e Nossa Casa de Sílvio Brito. Coordenados pela Professora Jussara Rossato Clauss. Em seguida os alunos da 5.ª série da EEEM Professor Antônio Barella, Apresentaram da música, Pintor do Mundo, do Pastor Lucas.

Finalizadas as apresentações, a Pedagoga Adriana Mello Nedel, deu continuidade a programação falando sobre a Lei Federal n°13.005/14, criada em 25 de junho de 2014 e que trata do Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos, que representa um desafio para a educação do País na próxima década com destaque para o discurso da busca por educação de qualidade, melhorias das condições de trabalho docente com qualificação profissional e melhores salários, entre outras diretrizes destacamos: a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; a melhoria da qualidade da educação; a formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública e a valorização dos (as) profissionais da educação. O Município de Novo Machado, realizará, pelo menos, 2 (duas) conferências municipais de educação até o final do decênio do Plano Municipal de Educação e do Plano Nacional de Educação, com o objetivo de avaliar a execução das respectivas Leis.

Construir o Plano Municipal de Educação exigiu um planejamento conjunto com o Poder Público Municipal através do Executivo e de setores da sociedade civil organizada, utilizando-se de todos os elementos possíveis (históricos, geográficos, culturais, sociais, financeiros, demográficos) existentes e disponíveis para uma leitura condizente com a realidade do município, além de possibilitar a concretude das ações nele elencadas, passíveis de realização futura, escalando as ações em curto, médio e longo prazo.

O (PME) apresenta metas da Educação Básica, perpassando pela Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental, Médio e Educação De Jovens e Adultos delineando diretrizes para o Ensino Técnico e a Educação Superior até 2024.

Na sequência a Pedagoga convidou para fazer uso da palavra e Abertura Oficial da Conferência o Prefeito Municipal, Antônio Luiz Savela e após desfez-se a mesa oficial. Seguindo o protocolo houve a Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência e a apreciação, e discussão das metas pelos participantes, divididos em grupos.

GRUPO 1: Educação Infantil:

Metas: 1 e 6

Meta: 17 PNE

GRUPO 2: Ensino Fundamental – Séries Iniciais e Finais:

Metas: 2 e 5

Meta: 18 PNE

GRUPO 3: Ensino Médio:

Grupo 3 A: Metas: 3, 4,

Meta: 10 PNE

Grupo 3 B: Metas 7 e 8

Meta: 11 PNE

Grupo 3 C: Metas 9 e 10

Meta: 14 PNE

GRUPO 4: Secretaria Municipal da Educação:

METAS: 11, 12, 13 e 14

Meta: 13 PNE

Cada grupo recebeu 2 pastas com o mesmo tema a ser trabalhado, ao termino das atividades houve a Apresentação da Avaliação e monitoramento do (PME) e a Apresentação de Proposições.

“Há, portanto, um longo caminho a ser percorrido para alcançarmos uma educação pública de qualidade mediante políticas públicas inclusivas de todos os atores sociais no processo ensino-aprendizagem que repercute na melhoria nos índices de desenvolvimento humano por se o capital humano bem de relevância fundamental para redução de desigualdades materiais”, destacou a Pedagoga Adriana Mello Nedel.

“Agradecemos a presença de todos, os Diretores das Escolas Municipais e Estaduais, Professores, Conselheiros do Conselho Municipal de Educação, ACPM, alunos, vereadores, funcionários públicos, entidades representadas e demais participantes que se fizeram presentes no evento”, finaliza.

Fotos no Link abaixo: