Novo Machado realiza Oitava Formatura do PROERD

Assunto: Educação  |   Publicado em: 13/12/2018 às 11:53   |   Imprimir

Realizado na noite da última quarta-feira (12/12/2018), com início às 20 horas no Auditório da SMEC, a Formatura da Oitava turma do PROERD em Novo Machado com a presença de mais de 300 pessoas.

Compuseram a Mesa Oficial: Antônio Luís Savela; Prefeito Municipal; Valdeci Natalino Dalenogare; Vice-Prefeito; Tenente Leila Cristina Bruning; Comandante do 2º Pelotão de Horizontina; Tenente Misael Bavaresco; Comandante do 3º Pelotão de Tucunduva; Sargento Rogerio Paulo Lunkes; Comandante do 3º GPM de Novo Machado; Daniel Fronza; Presidente do CONSEPRO de Novo Machado; Anelise Fronza; Gerente da SICREDI, Jorlei Scarantti; Diretor de Supervisão e Educação; Mara Estela Weber; Diretora da Escola (Marechal Hermes/Boa Vista); Edgar Sipert; Diretor da Escola (Antônio Barella/Sede), Adriane Bortoli; Diretora da Escola (Gonçalves Dias/Esquina Barra – Funda); Mirian Maria Klocko; Diretora da Escola (Ernesto Dornelles Vila Pratos).

Representando a Brigada Militar estiveram presentes:
Tenente Elton Bruning; de Horizontina; Sargento;Junior Zanini; de Dr. Mauricio Cardoso; Sargento Danilo Anderle; de Tucunduva; Sargento Marcelo Golke; Soldado; Cassio Alvaristo e o instrutor do PROERD Sargento Clovis Chenckel.

As aulas tiveram seu início no dia 16 de agosto, onde 4 Escolas participaram do PROERD, sendo 01 Municipal e 3 Estaduais.
Professores responsáveis pelas turmas:
Marechal Hermes Municipal: Jussara Rossato Claus e Geraldo Fidler/Ernesto Dorneles Estadual: Eliane Noeli Littmann/Gonçalves DiasEstadual: Ivete Bortoli de Costa/Antônio Barella; Estadual: Lays Jaqueline Hess Fritz.Total 60 alunos e 5 professores e 1 instrutor.

Durante o Evento teve a participação do Mascote LEÃO DARE e da Mascote do CRPO FN A FRONTEIRUCHA. Os Mascotes representam a coragem de proteger a sua família dos inimigos. A Brigada Militar desde 1998 vem desenvolvendo o PROERD nas escolas através de Policiais Militares e Voluntários. Neste ano em Novo Machado, o trabalho foi desenvolvido pelo Sargento Clovis Chenckel.

Em Nosso Município o PROERD iniciou em 2002 e já formou mais de 750 alunos. Nesse ano foram classificadas 4 redações e 4 cartilhas. A melhor redação geral da Escola Antônio Barella foi da aluna Jaine Stein e a cartilha da aluna Milena Afonso. Já na escola Marechal Hermes a melhor Redação ficou com a Aluna Patrícia Kuhn e a melhor cartilha com a Aluna Leticia Ribeiro.
Da Escola Gonçalves Dias a melhor Redação foi a da Aluna Vitória Janke e a melhor Cartilha com a Aluna Letícia Horning. Representando a Escola Ernesto Dorneles a melhor Redação ficou com a Aluna Keila Ludwig e melhor cartilha com a Aluna Luana Isadora.
Cada Professor responsável pela turma recebeu os Certificados em nome da turma.
Após os professores recebem os certificados, o Tenente Misael Bavaresco e o Prefeito Municipal Antônio Luís Savela usaram da Palavra, onde ambos fizeram agradecimentos especiais para as pessoas que se envolveram do início ao fim do curso do PROERD, aos familiares que se encontravam nessa noite e parabenizaram principalmente os formandos dizendo aos mesmos a importância de ficar longe das drogas e saber dizer o não a elas.

Na sequência os alunos da Escola Municipal Marechal Hermes fizeram uma belíssima apresentação especial aos convidados. Após a apresentação o Sargento Chenckel efetuou o Juramento com a Turma de Formandos e em seguida os formandos cantaram a canção do PROERD.

Também ocorreu o sorteio de vários prêmios como: térmicas de terere,
cuias, bombas, camisetas, mochilas, bonés, estojos escolares sendo mais de 20 prêmios entre os formandos. Representado os Diretores das Escolas o Professor Edgar Sipert entregou um mimo ao Sargento Chenckel.

Por fim o Comunicador, Vinícius Vargas de Tucunduva, fez um agradecimento em nome da Brigada Militar e em nome do CONSEPRO agradeceu a Anelise Fronza; Gerente da SICREDI e aos funcionários reconhecendo seu trabalho através da liberação de recursos do Fundo Social e na liberação das camisetas aos formandos, também agradeceu o poder público por valorizar o PROERD e as Escolas por acolher o Projeto e encerrou agradecendo em especial aos formandos e seus familiares. Para finalizar o evento foram entregues balas a todos os formandos pelas mascotes.