SMEC realiza XXIV aniversário da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, V Feira Do Livro e uma homenagem aos 100 Anos De Colonização de Novo Machado

Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/11/2018 às 12:45   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, realizou nos dias (22/23/11/2018), o XXIV (Vigésimo quarto) Aniversário da Biblioteca Pública Municipal Machado De Assis, a V (Quinta) Feira Do Livro e uma homenagem aos 100 Anos Da Colonização de Novo Machado.

Participaram da abertura dos trabalhos o Prefeito Municipal, Antônio Luiz Savela e o vice-prefeito, Valdeci Dallenogare, alunos, professores, diretores, secretários municipais, funcionários, vereadores, entidades representadas, conselhos municipais e a comunidade em geral.

O evento foi realizado no Centro Cultural (SMEC) e proporcionou aos visitantes a conhecerem uma exposição com vários trabalhos de arte, desenhos, textos, painéis, todos preparados por alunos das escolas do município. A exposição dos livros ficou designada ao Sr. Dieison Engroff, livreiro de Humaitá, que expôs mais de 4 mil títulos, de diversos gêneros como por exemplo: infantis, juvenis e adultos.

Para o público presente foram realizadas algumas apresentações pelas escolas. A apresentação teatral ficou por conta dos alunos visitantes do Colégio Frederico Jorge Logmann de Horizontina – RS. Os Alunos do 2° e 5° anos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Barella, apresentaram a coreografia: “Cuida de mim” e “Espalhe o amor” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Hermes, apresentou a coreografia: “Compondo Caminhos” de Vilson Paim e Só o Amor Constrói.
A programação nesses dois dias foi extensa e também se teve a participação da Gerente da Sicredi, Sra. Anelise Fronza, que realizou a apresentação sobre os Projetos beneficiados pelo Sicredi. Entre as exposições que chamaram atenção, uma delas foi a Exposição dos quadros Pluralidade Cultural: Imigração no Noroeste do Estado do RS.

Os 100 Anos De Colonização foi homenageado através de um documentário em vídeo produzido pelo departamento Cultural e Imprensa do Município, trazendo histórias contadas por munícipes sobre como eles e seus familiares chegaram até aqui, partindo de outros países para começar uma vida nova em Novo Machado. Um dos momentos marcantes foi participação da escritora local, Rejane Fiepke, que tratou sobre o seguinte tema: Leitura e Escrita – Uma perspectiva para os nossos dias.

Muita diversão aguardava para as crianças que visitaram a Biblioteca Pública Municipal Machado De Assis, pois puderam participar do momento de Contos de Histórias, trabalho este desenvolvido pelo Projeto Viva a Vida e Projeto Davi de Vila Pratos em parceria com a EMATER/ASCAR, onde realizaram um trabalho para os participantes intitulado: Caminho Sensitivo. A equipe da SMEC atendeu os pedidos da criançada, realizando momentos de descontração e criatividades com pinturas de rostos para as crianças.

Nota De Agradecimento:

O empenho da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer juntamente com a Administração Municipal, prioriza a educação, por que acredita que é por meio do processo educacional que o município vai se desenvolver ainda mais. Obras físicas são importantes, mas sem educação, não iremos conquistar as metas almejadas.