Formação E Avaliação Do PNAIC 2018

Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/07/2018 às 11:11   |   Imprimir

A Formação Continuada da Teoria e Prática deste trabalho foi demonstrar o caminho percorrido pelos professores da pré-escola e pelos professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano, durante a formação continuada oferecida pelo MEC através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Novo Machado/RS. Demonstra a importância de uma formação continuada no cotidiano da sala de aula por meio de estímulos e atividades diversificadas, assim como compartilhamento e discussões de experiências, a fim de proporcionar reflexões sobre a atuação docente, visto que o professor precisa estar sempre em busca de uma formação contínua e enriquecimento de suas capacidades/habilidades para ampliar seu trabalho docente, sua prática. O trabalho foi realizado com estratégias variadas, tais como: as leituras dos cadernos de formação do MEC, dinâmicas, reflexões, trocas de experiências, estudos de textos, tarefas a distância, vídeos, debates, Leituras Deleite, interpretação, socialização, troca de experiências, ludicidade, proposta pedagógica, alfabetização, dentre outros. O principal foco deste programa foi a inserção de novas perspectivas na prática de ensino/aprendizagem, com a finalidade de garantir a alfabetização dos alunos até os oito anos de idade. O programa ofereceu materiais de estudos voltados para a alfabetização e o letramento com ênfase na linguagem, distribuídos em unidades de estudos que trouxeram para discussão e debate temáticas, como Currículo na Alfabetização, Planejamento, Sistema de Escrita Alfabética, Ludicidade, Gêneros Textuais, Projeto e Sequência Didática. Assim como na Pré-escola as temáticas de estudos foram: Currículo na Educação Infantil, Práticas cotidianas na Educação Infantil, construção do projeto coletivo, Estudo das DCNEI, Atividade sobre as DCNEI, conceito de crianças, infâncias/Educação Infantil/ Currículo/Princípios da Proposta Pedagógica/ Objetivos da proposta pedagógica/Eixos e garantias das práticas pedagógicas que compõe a proposta curricular, O currículo na educação infantil: o que propõem as novas Diretrizes Nacionais. Com base nos relatos das professoras, nos registros de atividades de sala de aula, das observações feitas, o programa ofereceu ainda a interação entre o conhecimento teórico e prático, pois as escolas locais, a ludicidade e a alfabetização se constitui de algo prazeroso, com atividades como Leitura Deleite, jogos de alfabetização e reflexão, trazendo interação, divertimento e aprendizagens. Nesse processo, a criança necessita de atividades significativas e prazerosas, que propiciem desafios para que se sintam estimuladas a construírem seus conhecimentos. No contexto da alfabetização, o brincar deve estar presente, pois as crianças também aprendem brincando. Além disso, quando utilizamos materiais de sucatas, jogos pedagógicos e atividades lúdicas, as crianças sentem-se estimuladas a construírem seus conhecimentos de uma forma significativa para elas. Quanto mais variados os materiais utilizados na construção do conhecimento, mais facilidade a criança terá em se alfabetizar. Dessa forma, a ludicidade deve estar presente no processo de alfabetização como um suporte fundamental. Entendendo que o processo educacional busca a qualidade do ensino compatível com a faixa etária e que se refere às relações interpessoais e intrapessoais necessárias ao processo de socialização do educando, a proposta pedagógica deverá ser voltada para o lúdico, explorando as diversas formas de linguagem, desencadeando processos mentais que levem à construção da alfabetização de forma diversificada. Com isso, os alfabetizadores puderam inovar, reinventar e compartilhar suas práticas de alfabetização, refletir, analisando a escola que temos e a escola que queremos.

Para encerrar ontem houve uma confraternização e entrega de mimos.

PALAVRAS-CHAVE:
#Proposta_pedagógica