NOVO MACHADO PARTICIPA DO SEMINÁRIO FINAL DO PNAIC 2017/2018 EM SÃO BORJA

Assunto: Educação  |   Publicado em: 06/06/2018 às 15:40   |   Imprimir

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2018, as Formadoras Locais do PNAIC de Novo Machado, participaram do Seminário do PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa), na cidade de São Borja. No dia 22 teve exposição dos banners dos Projetos realizados pelas Formadoras Locais da Pré Escola de todos os municípios presentes. De Novo Machado participou a Formadora Local Lays Jaqueline Hess Fritz e a Formadora Local Erlete Prediger.

A Formadora Local Lays Jaqueline Hess Fritz , apresentou o EIXO da Pré-escola, representando todos os Projetos desenvolvidos nas escolas de Educação Infantil do município. Na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado o Projeto desenvolvido foi: “Somos todos iguais nas próprias diferenças”. Na Escola Municipal de Educação Infantil Espaço da Criança, o Projeto desenvolvido foi “Profissões”. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Hermes o Projeto desenvolvido foi “Mãe, Família e Profissões”.

Diante do trabalho realizado nas escolas com os alunos, e dos encontros presenciais das cursistas, o PNAIC proporcionou um novo olhar nos encontros de formação, foram momentos de reflexão, troca de experiências e avaliação das ações do professor, resinificando sua prática, fortalecendo o trabalho pedagógico, abrindo novos horizontes.

A formação continuada agregou conhecimentos, valorizando o ensinar e o aprender, através do lúdico, integrando a teoria com a prática; dando ênfase à criança e suas especificidades. No dia 23 teve a exposição dos banners dos Projetos realizados pelas Formadoras Locais do 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental de todos os municípios presentes.

A Formadora Local Erlete Prediger apresentou o EIXO do 1° ao 3° Ano, representando o Projeto Didático “Leitura na Alfabetização” desenvolvido nas escolas do Município de Novo Machado. As escolas envolvidas no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa são: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Barella, Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dornelles, Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Hermes.

O projeto didático Leitura na alfabetização tem o objetivo de instigar o prazer pela leitura, aguçando o potencial cognitivo e criativo do aluno para que possa de forma gradativa consolidar o processo de leitura e escrita garantindo a formação critica e emancipadora.

A formação continuada do PNAIC proporcionou aos cursistas, diversas reflexões sobre a prática docente, especialmente ao que se refere aos processos de alfabetização; também, encontros entre participantes; atividades práticas para socialização do grupo; Estudo de texto com reflexão, questionamento e síntese; Troca de experiência entre os professores; Complementação dos temas estudados com vídeos; Compreensão e conhecimento pedagógico; e Elaboração e desenvolvimento do projeto didático: “Leitura na alfabetização” nas escolas de Educação Básica.

No dia 24 teve a Exposição dos banners do Programa Novo Mais Educação e o Estudo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Foram três dias muito produtivos e de muito estudo.