Secretaria de Educação da Continuidade a Formação do PNAIC

Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/04/2018 às 11:41   |   Imprimir

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, realizou na tarde de sexta-feira, (2O/04) mais um encontro de formação de estudos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que aconteceu no auditório da SMEC.

Elaborado e desenvolvido pelo Ministério da Educação, é um compromisso formal e solidário assumido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais e municipais. O PNAIC tem por objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 3º Ano do Ensino Fundamental.

Para tanto, as ações desenvolvidas nessa proposta formam um conjunto integrado de programas, materiais didáticos e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Este trabalho apresenta informações relevantes nos relatórios completos da Coordenadora Local e das Formadoras de Estudos do município de Novo Machado– RS, resultado da formação continuada realizada com os alfabetizadores desse município.

Conforme relatos dos professores alfabetizadores, a formação do PNAIC é considerada relevante, pois a partir dá reflexividade, tem facilitado as trocas de experiências entre os professores tornando a aula mais atrativa, criativa, fazendo a diferença na sala de aula. As atividades e temas desenvolvidos na formação continuada, proporcionam ao professor uma mudança de atitude e prática em sala de aula.

Finalizando mais uma etapa de formação, já é possível evidenciar o quanto a formação do PNAIC tem mobilizado aos professores alfabetizadores da educação básica.

Palavras-Chave: PNAIC. Formação de Professores. Alfabetização.