Novo Machado em Combate a Dengue.

  • Uma camapanha da SMSAS.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/02/2024 às 09:28   |   Imprimir

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada de um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que se desenvolve, principalmente, em regiões de clima tropical. Esse mesmo mosquito também é o transmissor da Zika e da Febre Chikungunya.
O Aedes aegypti utiliza ralos, caixas, garrafas, vasos de plantas ou qualquer outro lugar que possa acumular água para pôr seus ovos. O ciclo de vida deste mosquito leva cerca de 7 a 10 dias, do ovo até a fase adulta. Por esse motivo, os focos caseiros devem ser eliminados para interromper o nascimento de novos mosquitos.
Técnicos orientam que atitudes simples devem ser adotadas pela população, pois são necessários apenas 10 minutos por semana para acabar com a transmissão da dengue, da zika e da chikungunya, nas residências e demais ambientes.
A Prefeitura de Novo Machado, por meio da Vigilância em Saúde e SMSAS, realiza ações preventivas no combate ao mosquito-da-dengue, e demais endemias, nos Distritos, Cidade e Interior. Receba seu Agente das Endemias em suas visitas domiciliares, evite multas e faça a sua parte.