Saúde de Novo Machado encerrou atividades do Novembro Azul com Palestra na Sede.

  • Novo Machado Somos Todos Nós!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/12/2023 às 11:08   |   Imprimir

Desde o início de novembro, a SMSAS, através das suas Unidades de Saúde e Equipes, vinha desenvolvendo ações alusivas ao Novembro Azul. Neste período, foram realizadas conversas, ações educativas, debatido muito sobre os exames diversos para o público masculino como a importância do Exame de toque retal, exame de PSA, benefícios, riscos, entre outros.
Na última sexta-feira, 1.º de dezembro, no Centro de Convivência Delton Espíndola na Sede, o Médico/Dr. Milton Dummel — Cardiologista, fez o encerramento das atividades do mês de conscientização da população masculina, focando também nos cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata.
Em sua abordagem, o Médico explicou a importância da prevenção. “A partir dos 45 anos, é importante que o homem faça os exames de PSA Total e Livre, além do exame de toque quando os exames clínicos apontarem alguma alteração. Em casos onde há histórico familiar de câncer de próstata, a avaliação pode começar um pouco mais cedo. O importante é a prevenção e o cuidado com o diagnóstico precoce, pois, isso aumenta as chances de cura e de uma melhor qualidade de vida”, afirmou o médico.
“Essas palestras e ações que fizemos, são importantes para ajudar na conscientização da prevenção. Se houver prevenção, é mais fácil tratar. A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Novo Machado está de parabéns pela iniciativa de dar esses esclarecimentos e conscientizar que os homens façam exames”, afirmou o Secretário de Saúde Fabrizio Gazzola.
“Estamos concluindo o Novembro Azul com muita alegria pela receptividade das pessoas, funcionários e acompanhantes que prestigiaram as ações que realizamos, lembrando que os cuidados preventivos não se encerram com a campanha, mas precisam ser permanentes”, afirmou a Psicóloga Silvia Jung. Ela lembra que quem não pôde participar da ação do Novembro Azul pode procurar uma unidade básica de saúde deste Município para a realização dos exames preventivos.
Sobre câncer de próstata - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Mama, em mulheres, e próstata, em homens, continuam sendo os tipos da doença com maior incidência no país. Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se que cerca de 15 mil mortes/ano acontecem em decorrência da doença no Brasil, sendo o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.