Conversas com Dr. Giovani Kopacek - Ginecologista e Obstetra e com a Psicóloga Silvia Jung.

  • Outubro Rosa.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/10/2023 às 08:46   |   Imprimir

     A secretaria da saúde e assistência social, promoveu no dia 25 de outubro, uma conversa com o Dr Giovani kopacek - ginecologista e a psicóloga Silvia Jung, onde foram abordados orientações sobre a promoção e prevenção da saúde da mulher, bem como o cuidado com a saúde emocional. Segundo o secretario da saúde Fabrizio Gazzola, é fundamental realizar atividades que promovam a conscientização do autocuidado.
     O Outubro Rosa Rosa surgiu no início da década de 1990 e é anualmente celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres acometidas pelo câncer de mama.
     Outro assunto abordado foi o cuidado com a saúde emocional, onde o atendimento psicológico é importante principalmente durante o diagnóstico e tratamento, possibilitando que esse paciente possa fazer uma reflexão em relação ao enfrentamento do câncer de mama, todas as mudanças físicas e psíquicas que tem que ser enfrentados , como o apoio se acaso for necessário a cirurgia de mastectomia (retirada da mama). Tendo a necessidade de fortalecer a autoestima, identidade e autonomia desta mulher.