Novo Machado lança Boletim Informativo Dengue e alerta para os Cuidados para combater os focos.

  • Novo Machado Somos Todos Nós!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 05/09/2023 às 10:52   |   Imprimir

 
Entre os meses de julho e agosto, agentes de endemias de Novo Machado, afirmam ter idealizado 1.840 e visitas entre a Sede, Vila Pratos e Esquina Barra Funda. Segundo eles, na maior parte das residências, as pessoas têm se conscientizado e colaborado mantendo os seus ambientes livres de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença chamada Dengue.
Em locais aonde foram encontradas possíveis infrações, amostras foram coletadas, sendo três em Vila Pratos, em Esquina Barra Funda uma e na Sede duas, dentre as tais duas delas foram consideradas positivas.
Para o ministério da saúde seria menor que 1% o índice amostral do município, ou seja, estamos no índice de 0.6%. “Sabemos que há casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro, o que significa que o mosquito está presente em todos os meses. Entretanto, este é um período em que há menos mosquitos em circulação e, com isso, é muito mais fácil combater os focos neste momento. É preciso aproveitar a fase em que o Aedes está mais fraco”, afirmam os agentes.
Devemos manter o alerta, pois próximo dia 23 de setembro estamos entrando na estação do ano de primavera e em seguida vem o verão onde o mosquito Aedes aegypti pode se proliferar com mais intensidade.
O ciclo de vida do mosquito compreende quatro fases –ovo, larva, pupa e adultos- e, segundo os pesquisadores, é lá no primeiro estágio que reside uma das principais razões de sucesso do inseto. É que o ovo do Aedes aegypti é extremamente resistente, podendo durar por mais de um ano, quando as condições são desfavoráveis.
“Os ovos podem eclodir em minutos quando imersos em água. A falta dela, entretanto, não representa a quebra desse ciclo de vida, uma vez que os ovos permanecem viáveis durante semanas, meses, podendo chegar a mais de 400 dias. É claro que o número de ovos viáveis diminui ao longo do tempo, mas os que permanecem podem ser suficientes para a manutenção local da espécie”, explica Carvalho.
Outra característica que contribui para a proliferação da espécie é a alta capacidade reprodutiva. Uma única fêmea pode colocar aproximadamente 100 ovos por ciclo. “Além disso, elas têm uma estratégia que chamamos de oviposição em saltos, sendo a distribuição dos ovos entre vários locais de reprodução, tornando complicada a tarefa de eliminar completamente os criadouros. Há estudos que demonstram que uma única fêmea distribui ovos entre quatro e seis criadouros e que, quando há condições, podem usar até 11”, destaca Carvalho.
Os agentes ainda lembram que no município existe a lei municipal 1.642/2022, a qual se não for seguida pode ocasionar multa aos infratores. A Secretaria da Saúde de Novo Machado, lançou na manhã desta terça-feira (05/09), um novo boletim da Dengue relacionado ao ano de 2023:
BOLETIM INFORMATIVO DENGUE ANO 2023:
— CASOS NOTIFICADOS 20
— CASOS CONFIRMADOS 02
— CASOS DESCARTADOS 18.
É o momento ideal para o combate aos criadouros. Potenciais criadouros são pratinhos de vasos de plantas, recipientes plásticos, lonas, pneus, carrinhos de construção civil, baldes e itens semelhantes em local aberto.