SMSAS OBORDA BLITZ EDUCATIVA SETEMBRO AMARELO.

  • Novo Machado Somos Todos Nós!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/09/2023 às 10:45   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e do NAAB, promove nesta segunda-feira (11/09), uma blitz de valorização de vida, numa iniciativa alusiva ao SETEMBRO AMARELO.
Esta ação ocorre nas avenidas da Sede, comércios, departamentos públicos, onde estão sendo entregues as pessoas, aos motoristas e pedestres que passam pela região, panfletos que indicam os sinais que podem ser observados e ajudam na prevenção do suicídio.
Conforme a Psicóloga Silvia Jung, o Setembro Amarelo é uma campanha que visa a prevenção ao suicídio. “Os números de casos de suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes, sendo essencial que as pessoas que conheçam esse problema entendam a necessidade de ajudar quem está passando por ele e que as pessoas que estão com esse tipo de pensamento entendam a importância de buscar ajuda”, destaca Silvia.
Para o Secretário da Saúde Fabrizio Gazzola, falar sobre o Setembro Amarelo, na verdade, é abordar uma série de questões. Em especial, com relação à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários.
“Essa campanha envolve ações de pessoas, entidades, órgãos de saúde, empresas, entre muitos outros. O foco é o cuidado com a saúde mental de pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias”, afirma o Secretário.
Aqui no município, vamos debater muito ainda sobre esta campanha, dispomos o serviço através da Secretaria de Saúde, o apoio às pessoas que apresentam aspectos que podem levar ao suicídio, a exemplo da ideação suicida ou fatores estressores crônicos, ou recentes, por exemplo. Dispomos nossas Unidades de Saúde da Família, Médicos, Psicólogos, encaminhamentos para especialistas em clínicas de outros municípios, formamos grupos de convivência para amparar as pessoas envolvendo equipes do CRAS, Grupos do NAAB/PAIF/ com os ACS a campo, todos os dias, toda a equipe busca realizar um trabalho para detectar esses casos”, pontua Fabrizio.