Sábado tem Vacinação contra Influenza/Gripe em Esquina Barra Funda.

  • A vacina é segura, é gratuita e está cientificamente comprovada que é capaz de reduzir casos graves e óbitos.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/06/2023 às 13:27   |   Imprimir

A Última etapa de vacinação anunciada contra a Influenza/Gripe, aconteceu na quarta-feira (17/05) na Unidade de Saúde da Sede. Nesta data vacinaram-se toda população acima de 6 meses ainda não vacinadas.
No dia (03/06), haverá uma nova etapa no Posto de Saúde de Barra Funda, com início às 08h30 até às 10h30. Novamente para o público acima de meses ainda não vacinados.
A campanha de vacinação contra a influenza iniciou no dia 10 de abril no estado do RS e encerrou nesta terça-feira (31/05). A baixa adesão verificada até o presente momento tem preocupado especialistas.
Dentre os casos de hospitalização por influenza já registrados até agora, 36% são maiores de 60 anos e 19% são crianças, ambas faixas contempladas originalmente na campanha. Ao todo, a soma já chega a 25 óbitos por gripe no Rio Grande do Sul em 2023.
De acordo com a SMSAS, quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus. “A população precisa resgatar a cultura da vacinação e buscar informação de forma correta, nos canais oficiais dos órgãos de saúde. A vacina é segura, é gratuita e está cientificamente comprovada que é capaz de reduzir casos graves e óbitos.
A vacina contra o vírus influenza não é capaz de provocar gripe, ao contrário dos boatos que circulam nas redes sociais todos os anos. As doses são compostas por vírus inativados, portanto, não podem induzir o desenvolvimento da doença. Entre os possíveis efeitos da vacina estão uma sensação de dor no corpo ou eventual febre baixa, que tendem a desaparecer em poucos dias.
O ministério destaca que as vacinas têm um perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações, como dor no local da injeção, são comuns e ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.