Grupo HD recebe palestra sobre uso exagerado de medicação

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/10/2019 às 14:25   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, SMSAS, realizou na última quinta – feira (17/10), um novo encontro do Grupo HD (Hipertensos e Diabéticos).

O encontro foi realizado no Centro do Idoso na Sede e contou com a presença de 59 pessoas cadastradas no Programa. Na oportunidade foi apresentada uma pesquisa de conclusão de curso realizada na UBS no ano de 2018, pela Estagiaria da Farmácia, Ketryn König. Esta pesquisa foi relacionada ao tema debatido no encontro: O Consumo de medicação ao nível exagerado.

Durante a programação os presentes foram palestrados pelo Médico de Novo Machado, Dr. Marcio R. Monticielo e pela Farmacêutica, Anelise Menusi. Eles deram continuidade ao assunto revelando que o uso abusivo de remédios está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, mesmo com algumas campanhas de alerta dos riscos do uso exagerado de medicações. O abuso principalmente de medicamentos controlados é tão grande que supera a heroína, o “ecstasy” e a cocaína, somados.

Realidade que preocupa muito, pois como dizem que a diferença entre remédio e veneno está na quantidade, isso mostra que muitas pessoas estão passando dos limites e se viciando cada vez mais em remédios.

O uso inadequado de remédios é acatado como um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Amar a vida é muito mais formidável, por isso não adianta tentar encontrar a solução de um problema de saúde causando diversos.

Mais fotos no Link abaixo: