Novo Machado realiza IX Conferência Municipal de Saúde

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 15/04/2019 às 14:43   |   Imprimir

No dia 12 de abril de 2019 a Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a IX Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir a universalidade de acesso, integralidade de assistência, equidade, gratuidade através de um modelo de atenção resolutivo com uma gestão unificada, regionalizada e hierarquizada; e, garantir a saúde como um direito constitucional, assegurando que o sistema público de saúde receba os recursos financeiros suficientes para uma saúde universal de qualidade, segundo as necessidades da população.

O Tema da Conferência foi: “Democracia e Saúde”: Saúde como direito, consolidação e financiamento Do SUS.

— Eixo I — Saúde Como Direito

— Eixo II — Consolidação Dos Princípios Do SUS

— Eixo III — Financiamento Adequado E Suficiente Para O SUS

Foram debatidas e discutidas 75 propostas e destas, selecionadas e votadas 14. A conferência proporcionou aos participantes uma barganha de conhecimentos que será transformadora no estágio do ajuizar em saúde, no apreciar mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como predicado de vida. A participação da população Novomachadense foi de grande vália, tornando a conferência democrática e significativa, pois, todos os participantes permaneceram até o final, sugeriram novas ideias, interrogaram quando preciso e recomendaram novas ações para fortalecimento da atenção elementar no município.

É formidável ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, táticas e leis, pois, os temas e as propostas apanhadas são entregues às instâncias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS). A conferência contou com presenças do vice-prefeito, Valdeci N. Dallenogare, Secretários (as) municipais, moradores, representante da Associação Hospitalar, e Servidores da saúde.

“Desde que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Novo Machado, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza é nosso principal compromisso”. Afirma a Secretária de Saúde, Claci R. Angelim.

O público presente teve a oportunidade de se inscrever para participar da 8.ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em maio, em Porto Alegre. Neste dia os delegados representarão o município e as propostas defendidas aqui em Novo Machado.