SMSAS encerra Campanha Novembro Azul com sucesso em Novo Machado

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 29/11/2018 às 21:36   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social deu toda carga sobre a campanha Novembro Azul durante todo esse mês. Finalizando a campanha do Outubro Rosa, no mês de novembro as cores rosas mudaram e passaram a ficar azuis. Nas Unidades de Saúde, o mês de novembro chega ao seu final marcado por várias ações.

Para reforçar a marca Novembro Azul, a Secretaria de Saúde foi decorada com cartazes, balões e iluminações na cor azul. Foram realizadas orientações nas recepções das unidades, para reforçar a importância dos exames periódicos e cuidados da saúde do homem, com ênfase no câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente no sexo masculino. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países ainda em desenvolvimento.

Para a Secretária de Saúde, Claci Angelin “a campanha Novembro Azul é muito importante para conscientizar a população em relação à saúde do homem. As mulheres têm maior preocupação e comprometimento com a saúde do que os homens, por isso esta campanha visou lembrar aos homens da importância ao cuidado da saúde e bem-estar dos mesmos”.

O câncer de próstata tem cura e chega a até 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. O único fator protetor comprovado cientificamente para prevenção de câncer é a prática de exercício físico regular. É recomendada também uma dieta balanceada, não fumar, evitar obesidade e buscar levar uma vida regrada e equilibrada e se possível com menos estresse.

“As ações foram pensadas com atenção e carinho por toda equipe da SMSAS. Acreditamos que apoiando e divulgando essa causa conseguimos ajudar muitos homens a tomarem a iniciativa de fazer exames periódicos”, finaliza a Secretária de Saúde.