Prefeitura de Novo Machado Realiza a Segunda Caminhada Outubro Rosa

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/10/2018 às 13:31   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através Secretaria Municipal da Saúde (SMSAS) promoveu na tarde desta quarta-feira (24), um evento alusivo ao outubro Rosa, mês dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância dos exames que detectam o câncer de mama.

Um grande número de mulheres atendeu ao convite e participaram do evento realizado no Centro Cultural da SMEC – Sede. Compuseram a mesa oficial o Vice-prefeito, Valdeci N. Dallenogare e sua Esposa, a 1.ª Dama, Sr.ª Elaine Rex, a Secretária de Saúde, Claci Angelim, a Diretora de Saúde, Anne Michelli Taborda, a representante do Grupo IMAMA de Três de Maio, Eliane e a Enfermeira, Vera Joseane Rolim.

Após algumas colocações dos componentes da mesa, o Grupo (IMAMA) abordou assuntos relacionados ao tema, destacando que apesar de que a incidência de casos seja cada vez maior, quando a um diagnóstico precoce a chance de cura é de 90%. “Todas as ações que contribuam para alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama são válidas e precisam ser incentivadas. Infelizmente ainda há muitas mulheres que desconhecem as ações preventivas contra essa doença. Não podemos perder mais mulheres para esse mal. A prevenção pode salvar vidas”, destacaram as palestrantes do Grupo.

O evento também contou com a participação de mulheres de Novo Machado que lutaram contra o câncer de mama e hoje dedicam parte do seu tempo para levar informações as demais mulheres para que se previnam. Para a caminhada foram levados Guarda-chuvas nas cores rosa e faixas com dizeres.

“Este é um momento de alegria porque marca a vitória das mulheres que venceram o câncer de mama e também é uma maneira de homenagear quem lutou, mas infelizmente perdeu a batalha”, afirmou uma das participantes.

Apesar de uma pequena garoa, O sentimento de festa marcou a caminhada, que foi guiada pela Brigada Militar percorrendo o trajeto com saida da Av. Independência, seguindo pela Trav. Ijuí, Rua Santa Rosa, Trav. Brasil, Av. Pratos, retornando para o Centro Cultural, na Rua Tuparendi.

No retorno foi proporcionado ao público uma pausa para o lanche, a entrega de prêmios e o momento da beleza com as profissionais da Mary kay, Isiane Birck e Andréa Bohrer Viecili. A SMSAS agradece a todas(os) pela participação.