Secretaria Da Saúde Retomou Ações Com o Grupo De Hipertensos E Diabéticos-HD

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/04/2018 às 11:33   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado Através da Secretaria Da Saúde e a Unidade de Saúde ESF -01(Sede), retomou suas ações educativas em saúde, na tarde de quinta-feira (19), com o Grupo de Hipertensos e Diabéticos, Grupo HD.

O encontro aconteceu no Centro Cultural em Novo Machado, onde os ACS de Saúde, a Técnica em Enfermagem, Rosane Dassow, o Médico, Marcio Monticiello e a Enfermeira, Vera Josiane, realizaram ações de Saúde que promovem a prevenção.

Entre as condutas realizadas, a mensuração da pressão, é o instrumento quantiqualitativo para a elaboração de planos de ação utilizado pela equipe.

Foram abordadas orientações como uma alimentação adequada, o uso correto de medicação e exercícios adequados, assim como também, o grupo teve orientações básicas sobre a importância de saber diferenciar os atendimentos de urgência e emergência, dos atendimentos de rotina.

Para o médico Marcio Monticielo, a Unidade Básica de Saúde consegue atingir 80% a 90% das necessidades que a população de Novo Machado busca no que se refere em atendimento da saúde.

A enfermeira Vera Joseane elencou as seguintes ações em saúde que são realizadas na Unidade: Consultas de rotina em hipertensos, diabéticos, gestantes, imunizações, puericultura, puerpério, planejamento familiar, procedimentos básicos de enfermagem, encaminhamentos a especialidades, citopatológico, encaminhamento de mamografia, grupos de educação em saúde.

Além destes, o município tem parceria com Hospitais de Tucunduva, Horizontina, a UPA, O SAMU.