Secretaria De Saúde Realiza Treinamentos Para Aplicação Da Vacina BCG

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/04/2018 às 11:57   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Novo Machado através da Secretaria de Saúde realizou no dia de hoje (19), um treinamento para aplicação da vacina BCG.

O treinamento foi realizado pelas enfermeiras, Dóris Buttenbender e Bernadete Kuhn, da 14.ª Coordenadoria Regional De Saúde, microrregional sediada em Santa Rosa, onde repassaram dicas e técnicas para a técnica em enfermagem, Bibiane Glanzel, que as utilizou em funcionários da Prefeitura que participaram voluntariamente deste treinamento.

Essa vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

Segundo a Secretaria de Saúde, Claci Rabe Angelin, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda a vacinação universal das crianças contra tuberculose. É importante que seja dada logo ao recém-nascido. Se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida.

O Prefeito, Antônio Luiz Savela, que foi um dos voluntários do treinamento disse que essa é uma das exigências da Superintendência Regional de Saúde, pelo fato da dose de BCG apresentar índices de reações. “É importante que todos estejam aptos para evitar intercorrências”, lembra o Prefeito.