DIA DO IDOSO

• Secretaria da Saúde e Assistência Social organiza evento alusivo ao Dia do Idoso.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/10/2017 às 14:16   |   Imprimir

No dia 27 de setembro, comemora-se o dia Nacional do Idoso, e pensando nisso, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Novo Machado, organizou uma programação diferenciada para a turma da Terceira Idade. O evento começou as 09h30min da manhã, no Salão Social da Igreja Batista Zoar De Novo Machado, com pronunciamentos do Pastor local, Dirceu Mittelstad, do Prefeito Municipal Antônio Luiz Savela, do Vice-Prefeito Zezinho e da secretária de Saúde, Claci Angelin.

Seguindo a programação, o médico. Giovani Kopacek, de Santa Rosa, falou sobre a saúde da mulher, com foco em doenças como Câncer de Mama e de Colo Uterino. De acordo com informações do médico, todos os anos surgem aproximadamente  465 mil novos casos de câncer de colo de útero, com índice de mortalidade próximo a  200 mil pessoas. Ainda de acordo com o painelista, muitas mulheres não realizam os testes de câncer pelo fato de não conhecerem a doença (15%), tem medo de doer (10%), ou por não saberem onde fazer o exame (6%), entre outros motivos.

Kopaceck também informou que no Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer, sendo que o rastreio do Câncer é baseado em 3 processos: Autoexame das Mamas; Exame clínico das mamas; Mamografia. O autoexame das mamas consiste em incentivar as mulheres a examinar suas próprias mamas de modo sistemático a fim de que ela descubra nódulos mais precocemente, afinal, 80 a 90% dos casos são detectados pela própria paciente.

A Igreja Batista disponibilizou um brechó á todos os presentes, com diversas peças e preços muito acessíveis (R$ 2,00 e R$ 5,00). Logo após os funcionários da Prefeitura Municipal organizaram um almoço, encerrando as atividades do evento.