1º Encontro de Diabéticos e Hipertensos

  • 1º Encontro do Grupo HD: Hipertensos e Diabéticos

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/09/2017 às 08:21   |   Imprimir

Utilizando como estratégia em saúde, a equipe do ESF-01, localizada na sede de Novo Machado, realizou o 1° encontro do Grupo HD, Hipertensos e Diabéticos, no dia 29 de agosto. O grupo tem como coordenação o médico Marcio Monticielo e a enfermeira Vera Joseane, e funciona como uma ferramenta na promoção e na adesão ao tratamento de diabéticos  e hipertensos, pois prepara o indivíduo para lidar com suas novas necessidades e garante sua participação efetiva no processo de prevenção da  doença e das suas complicações, relata o Dr. Marcio Monticielo.

Adesão é muito mais que simplesmente cumprir determinações do profissional de saúde; é ter autonomia e habilidade para aceitar ou não as recomendações dos profissionais de saúde, tornando-se participantes ativos do processo de cura (Pontieri & Bachin, 2010).
O paciente torna-se mais ativo quando existe  uma participação efetiva dele com o seu  processo de cura , e isto é o reflexo da práxis em saúde que a equipe realiza ,fortalecendo um  vínculo com a equipe de saúde  e o paciente , explica a Enfermeira Vera Joseane.

Tendo em vista esta importância, o papel do agente comunitário de saúde (ACS) na adesão ao tratamento é essencial, pois é ele que aproxima o paciente da unidade de saúde. No caso de diabetes e hipertensão, o ACS pode trabalhar de forma simples e objetiva, dentro da sua competência, a importância de seguir um plano alimentar para o controle do diabético e/ou hipertenso; o incentivo à prática de atividade física; a importância de seguir corretamente a prescrição de medicamentos feita pelo médico; como fazer a interpretação se a glicose ou a pressão arterial está elevada ou controlada; a importância de seguir o tratamento para diminuir os riscos de desenvolvimento das complicações do diabetes e/ou hipertensão.
E esta ação educativa deve acontecer de forma gradativa, contínua, interativa e adequada, considerando-se as características do paciente, relata  o   médico Marcio, da Estratégia da Familia – 01 , pois isto acontece  através de atendimento individual ou realização de grupos com outros pacientes, na sala de espera, em visitas domiciliares, atividades específicas para diabéticos ou hipertensos, etc .