Aconteceu novamente: envenenamento de animais domésticos em Vila Pratos.

  • As mortes têm se tornado cada vez mais frequentes e preocupantes, indignando os moradores da região

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 21/06/2022 às 15:01   |   Imprimir

Moradores da Avenida General Osório, no centro de Vila Pratos, estão indignados com a morte de cachorros por envenenamento. Os animais começaram a aparecer mortos nas últimas horas. O mamífero de João Brum e Inês Brum, por exemplo, foi encontrado nesta terça-feira (21) sem vida e com sintomas clássicos de envenenamento.
“Logo que encontramos o nosso cão, entrei em contato com a imprensa do município e os demais órgãos competentes para divulgação do caso e recolhimento, pois, temos crianças em casa e sabemos do perigo do veneno. Esse era um cão dócil que tínhamos, já estava conosco, há algum tempo. Era tratado como um filho em nossa casa, e não deixávamos sair na rua, logo após notamos o falecimento de uma cachorrinha de estimação que ganhei da minha mãe. Eles estavam sempre conosco, e sentiremos muito a falta deles. Estamos preocupados com essa situação, afinal, com veneno não se brinca. Hoje, foram cães, mas daqui a um tempo, pode ser algo bem pior, pois, as crianças brincam com os cachorros e pegam coisas do chão. Vai-se saber que tipo de veneno colocaram?”, indaga Inês.
“Já a alguns dias atrás diversos moradores de Vila Pratos relataram ter seus gatos e cães envenenados também. Inclusive, aqui em casa é o segundo somente nesta manhã. Nossos filhos estão sofrendo bastante, eram muito apegados aos cãezinhos. Infelizmente ao procurar pelo pátio encontramos pedaços de salame que foram arremessados no pátio de nossa propriedade e buscando informações existe suspeito para o crime”, destacou a moradora.
De acordo com a Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64, e Lei 9605/98, art. 32), envenenar animais é crime, e o responsável pelo ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais. No caso da venda de chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1.º-B, inciso I e IV do Código Penal).
As mortes têm se tornado cada vez mais frequentes e preocupantes, indignando os moradores da região. Além de o envenenamento ser crime, é necessário ressaltar mais uma vez que há muitas crianças pequenas residindo nas proximidades e que brincam nos pátios, e a qualquer momento, podem estar em contato com o veneno utilizado.
Caso ocorra um envenenamento doloso com o seu pet. ou algum animal próximo, peça um laudo ao médico veterinário como esses moradores, registre um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e DENUNCIE. Além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização clandestina de determinados venenos é crime com penalidades previstas em lei.